tratamento espiritual

Os espíritas devem tratar os espíritos que, infelizmente, são viventes ruins e sofredores no mundo espiritual.

Quando referimo-nos a tratamento de espíritos reportamo-nos, em lato senso, à ação de doutrinar, evangelizar e promover o tratamento de espíritos.

Em restrito senso, doutrinar é a ação de ensinar a Doutrina Espírita ao espírito; evangelizar é a ação de ensinar o Evangelho de Jesus ao espírito e tratar é a ação de movimentar recursos de natureza material/espiritual para a cura de enfermidade que o espírito desencarna-do se vê acometido no plano espiritual.

É evidente que a enfermidade registrada no corpo fluídico (ou perispírito) do irmão desencarnado, pode ser um contra-senso para quem não dialoga com espíritos desencarnados, mas é um fato que registram doenças e anormalidades, próprias do corpo carnal no corpo espiritual e, no mundo espiritual se encontram doentes.

O diálogo com o espírito desencarnado é comumente designada DOUTRINAÇÃO e, embora não apropriada, continuaremos a utilizá-la.

(Extraído do Curso Teórico e Prático do Espiritismo, da LEESP)

O PASSE MAGNÉTICO

Denominamos passe magnético ao fato de um Espírito encarnado envolver outro Espírito (ou outros Espíritos, encarnados ou desencarnados) transmitindo-lhe fluidos.

Os fluidos são fornecidos pela Espiritualidade, captados pelo passista e, através da vontade do passista (o aplicador de passes) e, sofrendo a sua influência (os fluidos da Espiritualidade são transformados ou modificados pelos fluidos anímicos do passista), são transmitidos ao paciente.

Não há, portanto, qualquer desgaste fluídico em aplicar passes magnéticos. Ao contrário, fluidicamente estaremos melhor amparados e fortalecidos aplicando muitos passes, pois precisamos captar fluidos para depois transmiti-los, o que primeiramente nos fortalece. Poderá ocorrer, no máximo, um cansaço físico do aplicador de passes, dependendo das gesticulações ou mecanismo ritualista (comportamento supersticioso) que ele utiliza. Entretanto, é somente fadiga física, e não a exaustão de fluidos. 

Existe o passe espiritual, quando um Espírito desencarnado envolve outro Espírito, encarnado ou desencarnado, transmitindo-lhe fluidos.

 

O MECANISMO DE APLICAÇÃO DO PASSE MAGNÉTICO

Não existe rito preestabelecido.

Não existe gesto padrão a ser praticado.

É aproveitada tãosomente a boa vontade do aplicador de passe e o seu estado de pessoa de bem.

Como regra, têm-se duas movimentações:

1ª movimentação: pede-se a dispersão dos fluidos maléficos que impregnam o corpo carnal e o perispiritual do paciente e do corpo perispiritual dos Espíritos a ele ligados.

2ª movimentação: pede-se o envolvimento do corpo carnal e do corpo perispiritual do paciente, e do corpo perispiritual dos Espíritos a ele ligados, em fluidos benéficos para auxiliá--los, ampará-los, equilibrá-los, harmonizá-los, ajustá-los, revigorá-los e revitalizá-los, suprindo tudo o mais que lhes seja necessário.

É aconselhável fazer a prece do "Pai-nosso", com sentimento e com vontade de ajudar e de fazer o bem àqueles semelhantes (encarnado e desencarnados).

 

EFEITOS DO PASSE MAGNÉTICO PARA OS DESENCARNADOS

Quando o passe é aplicado por pessoa de bem, os fluidos são impregnados das qualidades morais do aplicador do passe, que vão ajudando a melhorar o Espírito ligado ao paciente.

Os fluidos impregnados das qualidades morais aumentam a compreensão e o entendimento do Espírito junto ao paciente e também abrandam o ódio, o desejo de vingança, a maldade, e todas as demais viciações mentais do desencarnado.

Como decorrência, observa-se que os Espíritos necessitados adquirem a compreensão e entendimento, são desligados do paciente e conduzidos pelos mentores espirituais para uma continuidade de tratamento no mundo espiritual. Os Espíritos mais endurecidos vão se modificando e melhorando, aos poucos, gradual e lentamente.

Quando o passe é aplicado por pessoa que não seja de bem, não surte nenhum efeito benéfico.

 

EFEITOS DO PASSE MAGNÉTICO PARA OS ENCARNADOS

Quando o passe é aplicado por pessoa de bem, sendo, por consequência, impregnado de suas qualidades morais, elas geram efeitos benéficos nos corpos perispiritual e carnal do paciente.

No corpo carnal, o passe atua sobre as células, fortalecendo-as e revigorando-as. No perispiritual, atua sobre os centros de força, reequilibrando-os e re-harmonizando-os. Há reflexos dos centros de força sobre o corpo carnal e o paciente se sente melhor.

No caso de o paciente ser médium, os fluidos benéficos criam condições para o desligamento dos desencarnados necessitados e o paciente sara dos sintomas de doenças e dores refletidas. Em outras palavras, ele sara de suas doenças se for médium e se a causa delas for dor ou doença refletida.